Cursos e Palestras in Company de Educação Financeira
Contribuindo para a Produtividade de Funcionários e Colaboradores
Planejamento Financeiro Pessoal e Familiar
Ajudando Pessoas a Conquistarem Segurança e Independência Financeira
Quinta-Feira, 27 de novembro de 2014. Boa tarde!
Artigos sobre Planejamento Financeiro
Telefone

(12)    3014-3452
(12) 9 9712-5898
 
Newsletter

Ganhe o e-book
Artigos sobre Planejamento Financeiro do Planejador Financeiro Rogério Nakata

"A Importância do Planejamento Financeiro"

cadastrando-se gratuitamente no EC News

e passe a receber periodicamente os artigos Financeiros de Rogério Nakata.

saiba mais =>

 
Mídia

Planejador Financeiro Rogério Nakata na imprensa

Planejador Financeiro Rogério Nakata, primeiro a ser Certificado CFP ® no Vale do Paraíba - Cone Leste Paulista, na imprensa:


BOM DIA VANGUARDA
25 NOVEMBRO 2014
Rogério Nakata que é planejador financeiro, certificado pelo CFP ® , participa da entrevista para o Bom Dia Vanguarda e fala sobre o uso adequado do 13º salário.



VOCÊ FAZ ACONTECER
28 Outubro 2014
Em entrevista para o portal "Você faz Acontecer" Rogério Nakata que é planejador financeiro, certificado pelo CFP ® , fala sobre a prática de se pedir descontos e lista algumas dicas de como fazer seu dinheiro render.



VANGUARDA COMUNIDADE
22 Agosto 2014
Rogério Nakata, planejador financeiro, Certificado CFP ®, foi entrevistado por Carlos Abranches no programa Vanguarda Comunidade e tratou de assuntos como a educação financeira nas escolas e a aposentadoria.


Depoimentos

Planejamento Financeiro - Depoimento do Vereador Jairo Santosa

"O parabenizamos pela forma como vem conduzindo suas palestras e cursos. Para nós é uma satisfação saber que as palestras que organizamos com a sua participação foram sucesso total. Duas jovens que estiveram conosco no encontro aqui na Câmara Municipal de São José dos Campos assistindo a sua palestra, acabam de nos comunicar que abriram o próprio negócio – escolinha infantil. Tudo foi graças a suas dicas que realmente fazem a diferença. Parabéns. "


Vereador Jairo Santos

veja outros depoimentos


Planejamento Financeiro - Depoimento de Renzo e Mariela

"...finalmente conseguimos organizar nossos investimentos com as mais baixas taxas de administração do mercado"


Renzo e Mariela
Cirurgião Ortopedista e Dermatologista

veja outros depoimentos
 
Cartilha do Tesouro Direto

Descubra como fazer o download da Planilha de Orçamento Pessoal !

Novas funcionalidades para 2012

Faça o download da cartilha do Tesouro Direto com as novas funcionalidades para 2012.

saiba mais =>
 
Planilha Financeira

Descubra como fazer o download da Planilha de Orçamento Pessoal !

Descubra como fazer o
download da Planilha de Orçamento Pessoal !

saiba mais =>
 
Indique-nos

Ganhe o e-book

Planejamento Financeiro - Como sair das dívidas e evitar as compras por impulso - Planejador Financeiro Rogério Nakata

"Como sair das dívidas e evitar as compras por impulso"

indicando nosso site a três amigos ou colaboradores de sua empresa

indique-nos =>
 
Parceiros


Planejamento Financeiro - Corecon - SP - Conselho Regional de Economia

A empresa
Economia Comportamental é registrada no
CORECON - SP

veja aqui =>>

 
Planejamento Financeiro - Life Finanças Pessoais
 
 
Planejamento Financeiro - Economia Comportamental no Twitter
 
 
Marketing by

Artigos sobre Planejamento Financeiro

PLANEJADOR FINANCEIRO
O que faz um planejador financeiro?
Planejdor Financeiro - O que faz um planejador financeiro?A atividade de planejamento financeiro no Brasil ainda é muito recente, mas nos Estados Unidos, berço dessa promissora carreira, esta é desenvolvida há mais de quatro décadas e sempre que um casal pensa em iniciar sua vida conjugal, em adquirir um imóvel, trocar de automóvel, na formação universitária dos filhos, em investir seus recursos financeiros ou planejar sua aposentadoria lhes veem a cabeça à figura do Planejador Financeiro Pessoal e Familiar para auxiliá-los a equalizar todos esses Sonhos, Projetos de Vida e principalmente gerir a expectativa e anseios dessas famílias.



PLANEJADOR FINANCEIRO
O médico das finanças pessoais
Planejdor Financeiro - O médico das finanças pessoaisO Planejador Financeiro Rogério Nakata faz uma comparação do atendimento de um dedicado médico apaixonado pela sua atividade com a profissão de Planejador Financeiro Pessoal e Familiar. A saúde financeira requer cuidados detalhados similares a saúde física e que quando mal gerida pode desencadear uma série de doenças patológicas, emocionais e de ordem social.



Planejamento Financeiro
PIB, Educação e Qualidade de Vida do Brasileiro.
Planejamento Financeiro - PIB, Educação e Qualidade de Vida do Brasileiro.PIB ou Produto Interno Bruto nada mais é que a soma de todas as riquezas produzidas no país sejam por empresas nacionais ou estrangeiras... Muitos não sabem, mas apesar do aumento do PIB representar o crescimento do país ele não reflete o mais importante que é o aumento da Qualidade de Vida das famílias brasileiras, ou seja, não são levados em consideração atributos importantes como distribuição de renda, investimentos em educação, saúde, saneamento básico, etc. E mais, o quanto isto afeta seu planejamento financeiro!



Planejamento Financeiro
Falta de dinheiro pode afetar seu Coeficiente Intelectual?
Planejamento Financeiro - Falta de dinheiro pode afetar seu Coeficiente Intelectual?Segundo pesquisas recentes publicadas na revista americana Science mostram que as pessoas mais pobres que enfrentam dificuldades básicas diariamente como: falta de dinheiro para alimentar a família ou pagar o próximo aluguel pode reduzir 13 pontos no seu coeficiente intelectual (CI). ... o instinto de sobrevivência faz com que desperdicemos energia com aquilo que é mais importante que no caso é nos mantermos vivos e para isso a busca por alimentação e de ter um local que possa nos trazer conforto e segurança faz com que as pessoas tenham dificuldades em buscar novas oportunidades e de conseguir enxergar além da "caixa".



Planejamento Financeiro
Aposentar se torna cada vez mais um grande desafio financeiro
Planejamento Financeiro - Aposentar se torna cada vez mais um grande desafio financeiroQuantas pessoas você conhece que se prepararam para poder gozar de uma aposentadoria tranquila e digna? Será que as simulações realizadas pelas instituições financeiras são adequadas a sua realidade e levam realmente em consideração seus fatores de risco pessoais que vão desde a sua capacidade de geração de receita até a sua merecida aposentadoria, mas, também a sua capacidade de se manter disciplinado até atingir seu objetivo?



Planejamento Financeiro
Não coma o marshmallow! O poder de postergar a gratificação.
Planejamento Financeiro - Não coma o marshmallow! O poder de postergar a gratificação.Uma pesquisa feita na Universidade de Stanford com crianças entre 4 e 6 anos, mostra o poder de postergar a gratificação. Mesmo sendo difícil e desafiador aguardar o momento certo para realizar o desejo, a remuneração pelo seu sacrifício pode valer muito a pena.



Planejamento Financeiro
Seguro Viagem, vai que… algo inesperado aconteça.
Planejamento Financeiro - Seguro Viagem, vai que… algo inesperado aconteça.Como é bom viajar, não é mesmo? Descansar a cabeça e recarregar as baterias antes de retornar às nossas atividades, porém, para isso é importante não só contar com um bom Planejamento Financeiro, mas também um com adequado Seguro Viagem para evitar surpresas desagradáveis, pois além de recursos financeiro precisamos também contar com a prevenção em casos de perda de bagagens, doenças ou até acidentes.


Planejamento Financeiro
Interpretando o clamor das ruas
Planejamento Financeiro - Interpretando o clamor das ruasTemos muitos impostos a pagar, são quase 90. No ano passado o impostômetro registrou mais de 1 trilhão e 700 bilhões de reais pagos em impostos no Brasil, e dentre 30 países o Brasil é o de pior retorno em melhorias e benefícios à sua população. Diante disso fica fácil entender, sem ser político, o clamor das ruas que não se queixam por 20 centavos de desconto na passagem de ônibus, mas sim do retorno precário dos impostos pagos de forma assídua e porque não dizer imposta.


Planejamento Financeiro
Inflação a 6,49% acumulada. Leve 1 e pague 2!
Planejamento Financeiro - Inflação a 6,49% acumulada.  Leve 1 e pague 2!Nem a retirada dos impostos que oneravam a cesta básica foi suficiente para conter a inflação de 0,55% em Abril que foi superior à Março (0,47%) em função, principalmente, do preço dos remédios, mas por trás disso está ainda um velho problema que enfrentamos a décadas que são os investimentos para atender a demanda do país.


Planejamento Financeiro
SELIC - Como o aumento da taxa básica de juros afeta a nossa vida
Planejamento Financeiro - SELIC - Como o aumento da taxa básica de juros afeta a nossa vidaAs decisões tomadas no Comitê de Política Monetária afetam não só a maneira de consumir e de endividar-se da população brasileira, mas também nos rumos do crescimento de um país que um dia pretende passar de emergente para desenvolvido e da manutenção dos empregos daqueles que trabalham e anseiam por prosperidade e estabilidade em suas vidas.


Planejamento Financeiro
Carimbando seu dinheiro para Realização de Sonhos
Planejamento Financeiro - Carimbando seu dinheiro para Realização de Sonhos O Planejador Financeiro Pessoal e Familiar Rogério Nakata, sugere que você possa carimbar seu dinheiro para aquilo que é importante definindo dentro do seu Orçamento Financeiro Pessoal uma verba para a realização dos Projetos de Vida que podem ser desde a troca do carro, a viagem dos sonhos, a compra do imóvel, a faculdade dos filhos ou a merecida aposentadoria. Carimbando o seu dinheiro para o que é importante surgem dois grandes benefícios imediatos para sua vida Financeira. O primeiro é que você prioriza o que é realmente importante e o segundo que você separa o que é necessário para a realização desses Projetos.


Planejamento Financeiro
Brasil, um país do Futuro ou será um novo vôo da galinha?
Planejamento Financeiro - Brasil, um país do Futuro ou será um novo vôo da galinha? Quantas propagandas interessantes vemos todos os dias dizendo que o futuro chegou a nosso país, porém será que realmente avançamos ou retrocedemos em nosso desenvolvimento? Apesar da grande arrecadação de R$1 trilhão em impostos em 2012 continuamos tendo deficiências na saúde com intermináveis filas de espera, profissionais mal remunerados e índice crescente do aumento da violência. Por que continuamos a gastar mais para remediar os problemas do que para preveni-los?


Planejamento Financeiro
As armadilhas do consumo no fim de ano
As armadilhas do consumo no fim de ano Todo fim de ano é a mesma coisa, os consumidores são mais uma vez bombardeados pelo espírito das compras e na maioria dos casos esquecem o verdadeiro espírito de datas como o Natal. Todo fim de ano as pessoas fazem promessas, mas antes de fazê-las seria importante também refletir se será realmente capaz de cumpri-las dedicando algumas horas a seu Planejamento Financeiro Pessoal e Familiar e colocando-as na ponta do lápis para evitar os desperdícios comuns nesse fim de ano.


Planejamento Financeiro - ProrrogaÇÃo do IPI
Será que é a hora de comprar ou trocar de carro?
Será que é a hora de comprar ou trocar de carro?Não é a toa que o brasileiro é apaixonado por carro e a prova disso é que já somos o 4º. Maior mercado automobilístico do mundo e só para ter uma idéia do apetite voraz em adquirir seu primeiro automóvel cerca de 60% da frota existente nas ruas é financiada. Com a redução das taxas de juros ficou mais fácil adquirir o bem de consumo que é um dos sonhos dessa nova classe C emergente e também daquelas mais abastadas e que não veem a hora de trocar de carro mesmo não precisando.


Planejamento Financeiro
Como a política pode afetar o seu Planejamento Financeiro
Como a política pode afetar o seu Planejamento FinanceiroO voto pode definir não só o Planejamento Financeiro de sua vida e de sua família por um período de mais quatro anos, mas impacta significativamente no cotidiano de toda uma cidade e de um país como o nosso, composto atualmente de mais de 5.560 municípios. A pergunta que deveríamos fazer como cidadãos, antes de exercer nosso direito ao voto é a seguinte: o que isso impacta em meu Planejamento Financeiro Pessoal e Familiar? Pois, quanto custa pagar mais por um plano de saúde ou uma escola particular? Quanto custa não ter um ensino de qualidade que possa competir com outros emergentes como a China?


Palavras que auxiliam no Planejamento Financeiro
QUE-ME-PRE-PO-DE?
Palavras que auxiliam no Planejamento Financeiro - QUE-ME-PRE-PO-DE?O que significa a palavra Economizar? Economizar nada mais é do que abrir mão do consumo no presente para adquirir coisas de maior valor no futuro como o objetivo de lhe proporcionar mais Qualidade de Vida. Para isso cinco palavrinhas podem lhe ajudar e muito em suas decisões financeiras.



Planejamento Financeiro
Dizer “Não” pode ser um “Sim” para seu Futuro Financeiro
Planejamento Financeiro - Dizer “Não” pode ser um “Sim” para seu Futuro FinanceiroAo dizermos SIM para tudo estamos nos privando, sem pensar, de ter mais Qualidade de Vida no futuro ou de gastarmos nosso suado dinheiro com aquilo que realmente possa agregar valor ou aumentar nosso patrimônio. Quando dizemos SIM para as altas taxas de juros cobradas pelos empréstimos bancários, estes tiram das famílias não só seu poder de compra, mas principalmente o sonho e a tranquilidade dessas, criando uma geração de endividados que trabalham simplesmente para satisfazer a fome de instituições biliardárias e que pouco se importam, de fato, com os seus ou nossos Projetos de Vida.


Planejamento Financeiro para o Dia dos Pais
Planejamento Financeiro para o Dia dos Pais
Planejamento Financeiro - Planejamento Financeiro para o Dia dos PaisA data para presentear nosso super herói está chegando, mas nem por isso devemos nos descuidar de nossas finanças pessoais e das armadilhas do consumo. Por isso todo o cuidado é pouco na hora de escolher um presente bacana para aquele que você tanto ama e respeita.



Planejamento Financeiro
Férias com crianças sem gastar muito
Planejamento Financeiro - Férias com crianças sem gastar muitoFérias escolares é uma ótima oportunidade para passar mais tempo com os filhos. Para muitos uma alegria, mas para outros um enorme desafio, pois assim como o entusiasmo das crianças as despesas do Orçamento Financeiro Familiar podem aumentar consideravelmente nessa época do ano. Tudo isso porque as crianças querem passear, ir aos shoppings, curtir o cinema com os amigos e comer lanches nas redes de fast-food, porém, nem sempre os pais estão financeiramente preparados para isso ou pior estão com dívidas contraídas no início do ano ou por parcelas de financiamentos a perder de vista com a casa ou o automóvel.


Falta de Planejamento Financeiro
A disparada da inadimplência no Brasil
Falta de Planejamento Financeiro - A disparada da inadimplência no BrasilO brasileiro se lambuzou além da conta nos últimos dois anos e agora está pagando um alto preço por essa gastança desenfreada. A prova disso é que o primeiro semestre de 2012 mostrou um crescimento de quase 20% na inadimplência comparado ao mesmo período do ano passado. Só para termos uma ideia, se compararmos somente o mês de Junho a alta foi de 15,4% em comparação a igual período em 2011.


Planejamento Financeiro
Novas regras para o Tesouro Direto atraem o pequeno investidor
Planejamento Financeiro - Novas regras para o Tesouro Direto atraem o pequeno investidorEnquanto milhares de estrangeiros investem no Brasil em busca de uma melhor remuneração do seu capital, o que representa algo em torno de 42% do dinheiro investido em Bolsa de Valores, o brasileiro ainda prefere pagar juros de empréstimo que além de serem os mais caros do mundo são também os mais curtos. Só para ter uma ideia apesar de mais de 10 anos da criação pelo Tesouro Nacional do sistema de aquisição de títulos públicos pela Internet chamado Tesouro Direto existem pouco mais de 296 mil investidores segundo dados do próprio Tesouro.


Planejamento Financeiro
Crescer a qualquer custo é bom para o Brasil?
Planejamento Financeiro - Crescer a qualquer custo é bom para o Brasil?Nós temos famílias que estão extremamente endividadas e que têm mais de 42% de sua receita comprometida com dívidas sendo que o recomendado é de apenas 30%, 14,1% das famílias brasileiras se declaram muito endividados (fonte: CNC – Confederação Nacional do Comércio), além de carros que foram financiados em 60 meses e que estão sendo devolvidos com apenas um ano de mensalidades pagas. Tudo isso pela incapacidade das famílias continuarem honrando seus compromissos, mas também de muitas que se empolgaram demais com outras medidas tomadas no passado de estímulo ao consumo e não fizeram seu planejamento financeiro para tamanha responsabilidade.


Planejamento Financeiro
O que está por trás da mudança nas regras da Caderneta de Poupança?
Planejamento Financeiro - O que está por trás da mudança nas regras da Caderneta de Poupança?O resumo de toda essa história é que o pequeno investidor continua pagando a conta e essa continua sendo bem cara. Por isso, é cada vez mais crucial aprender sobre Educação Financeira e Planejamento Financeiro para que possamos cuidar melhor de nosso dinheiro e de nossa vida financeira. Delegar a reponsabilidade disso às outras pessoas pode nos custar anos e anos de trabalho e de poupança que podem estar sendo jogados fora nesse exato momento.


Planejamento Financeiro
Por que o temor dos bancos e do governo em relação à Caderneta de Poupança?
Planejamento Financeiro - Por que o temor dos bancos e do governo em relação à Caderneta de Poupança?A queda da taxa de juros as pessoas passarão a migrar massivamente para a Caderneta de Poupança ocasionando um prejuízo para os bancos que administram os Fundos de Renda Fixa compostos na sua maioria por títulos da dívida do governo que na prática auxiliam na manutenção e administração das contas públicas, daí o temor não só dos bancos, mas do governo que deverá realizar em breve uma mudança no atual calculo do rendimento da tradicional e sagrada Caderneta de Poupança. Por isso, mais um fator importante a ser considerado no planejamento financeiro das famílias que deverão rever seus investimentos e suas expectativas para a realização de seus Projetos de Vida.


Planejamento Financeiro
Quais os efeitos da queda das taxas de juros para o consumidor?
Planejamento Financeiro - Quais os efeitos da queda das taxas de juros para o consumidor?Se você até o momento não imaginava que a diminuição na taxa básica de juros (a SELIC) não tinha nada a ver com a sua vida por não ser economista, ou por não trabalhar no mercado financeiro, esse é um alerta para ficar mais atento a esses números e decisões que podem sim influenciar significativamente seu dia a dia, seus negócios ou emprego, seus investimentos ou dívidas, sua Qualidade de Vida! E não custa nada ter um bom Planejamento Financeiro para que não caia em “endividação”


Planejamento Financeiro
A influência do salário mínimo na economia brasileira
Planejamento Financeiro - A influência do salário mínimo na economia brasileiraCom a injeção de mais de 47 bilhões de reais na economia brasileira em função do reajuste do salário mínimo de R$545 para R$622 o novo mínimo passa a ser pago a partir do próximo mês de fevereiro. Para o planejamento financeiro das famílias brasileiras isso pode ser uma boa oportunidade para iniciar uma poupança e para o comércio uma oportunidade para vender mais no início do ano. Para o Estado representa um aumento de R$23,9 bilhões nas contas públicas e de mais de R$15,3 bilhões nas despesas do INSS em 2012 com pagamentos aos beneficiários do sistema. Segundo o Dieese mais de 48 milhões de pessoas serão beneficiadas como o novo salário mínimo.


Planejamento Financeiro
Como utilizar o seu 13º salário?
Planejamento Financeiro - Como utilizar o seu 13º salário?Quem nunca passou por isso? Faço compras ou pago dívidas? Desfruto de tudo aquilo que não usufrui ao longo do ano em apenas um mês ou tento pagar as dívidas e iniciar o ano com uma perspectiva melhor de vida? Perguntas difíceis de serem respondidas, mas que podem fazer uma grande diferença entre um Feliz Natal e um PRÓSPERO ANO NOVO! Segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) 61,2% das famílias brasileiras tem dívidas, assim sendo, para que possa utilizar melhor seu décimo terceiro segue algumas dicas importantes sobre planejamento financeiro:


Planejamento Financeiro para 2012
Comece AGORA!
Planejamento Financeiro para 2012 - Comece AGORA!O Planejamento Financeiro existe para ajudar as pessoas a alcançarem seus objetivos e sonhos. O planejador financeiro é o profissional que auxiliará no processo de Educação Financeira reposicionando as famílias em seus Projetos de Vida, ajudando-as a aumentarem sua Qualidade de Vida e a tirarem da gaveta seus sonhos até então esquecidos. Com o aumento da expectativa de vida planejar-se financeiramente deixou de ser uma opção e sim uma necessidade cada vez mais presente nos dias de hoje, pois de cada dez aposentados, somente um consegue ter a sua Independência Financeira.


Planejamento Financeiro
Dever R$ 100,00 ou Investir R$ 1.000,00?
Planejamento Financeiro - Dever R$ 100,00 ou Investir R$ 1.000,00?Fim de ano chegando e as pessoas já estão com a cabeça nas compras sendo que com certeza esse será um dos Natais mais rentáveis para o comércio varejista em geral incentivado pela pujança econômica que vive o país. Portanto, diante disso para preveni-lo de futuras surpresas em sua conta corrente fizemos uma comparação de quanto custa ficar com dívidas para o próximo ano em apenas R$100 e de uma aplicação financeira cujo valor é dez vezes superior ao da dívida, ou seja, R$1.000.


Planejamento Financeiro Familiar
Vantagens do Planejamento Sucessório
Planejamento Financeiro Familiar - Vantagens do Planejamento SucessórioAté o momento vimos no artigo anterior a importância da sucessão nas empresas familiares dentro do Planejamento Financeiro Pessoal agora falaremos das vantagens do Planejamento Sucessório. Das maiores vantagens desse planejamento está a proteção que o doador passa a obter quando em vida ele assegura a preservação do patrimônio familiar para a sua perpetuidade inserindo condições para a transmissão efetiva de seus bens aos herdeiros como, por exemplo, a maioridade, o casamento, a graduação desses donatários, etc., podendo até deixar a gestão do suado patrimônio conquistado pelo patriarca para profissionais que impeçam a dilapidação do mesmo pelos herdeiros.


Planejamento Financeiro Familiar
Sucessão na empresa da família
Planejamento Financeiro Familiar - Sucessão na empresa da famíliaQuem nunca ouviu o ditado Pai rico, filho nobre e neto pobre? Essa frase parece engraçada, mas de divertida ela não tem nada, pois o fato é muito mais comum nas empresas familiares do que as pessoas imaginam. A sucessão pode dar às empresas familiares uma nova perspectiva de atuação, mas também poderá provocar sua destituição, ou seja, até seu fim, que pode ser evitado através de um processo de sucessão profissional apontada pelo Planejamento Financeiro Pessoal e Familiar.


Planejamento Financeiro das CrianÇas e Jovens
Legado da Educação Financeira é o melhor presente!
Planejamento Financeiro das CrianÇas e Jovens - Legado da Educação Financeira é o melhor presente!Atualmente o que mais se vê e se ouve são pais que dizem e fazem tudo pelos seus filhos. A questão é: Será que realmente devemos fazer tudo pelos filhos? Será que isso é saudável para o desenvolvimento desses jovens ou será que ao invés de estarmos criando filhos estamos criando herdeiros? Será que não estamos formando crianças totalmente despreparadas para se relacionarem com o dinheiro ao invés de construir um legado de conhecimento financeiro que será transmitido de pai para filho?


Planejamento Financeiro
Pare de jogar confete em si mesmo!
Planejamento Financeiro - Pare de jogar confete em si mesmo!É um fato que nós seres humanos com relação a dinheiro somos seres emocionais. E isso é muito fácil de perceber em pessoas que por qualquer razão estão sempre jogando confetes em si mesmos e deixam de priorizar o que é importante para suas vidas financeiras, pois apesar de ser o produto pelo qual a raça humana trabalha 70% de seu tempo correndo atrás, poucos são aqueles que conseguem cultivar o hábito de poupar, planejar e de colocar o mesmo para trabalhar por eles. Por essa razão não se deve desperdiçar um bom planejamento financeiro.


Planejamento Financeiro
Planejamento Financeiro ou Desinteligência Financeira?
Planejamento Financeiro ou Desinteligência Financeira?Em momentos de queda na bolsa é interessante perceber que as pessoas se desinteressam por temas como Educação Financeira, Planejamento Financeiro e principalmente por investimentos em ações sem se atentar que o mercado é cíclico e por isso é chamado de mercado de renda variável onde só se perde dinheiro quando se resgata os ativos em momentos de baixa (realização de prejuízo) como no caso em que passamos recentemente na semana passada com investidores apavorados em função da eminência de uma nova crise. O interessante disso tudo é que o “efeito manada” acaba tirando a racionalidade das pessoas com relação a seus Projetos de Vida e o foco de seu Planejamento Financeiro que deveria ser pautado com horizonte de longo prazo.


Planejamento Financeiro
Para momentos de crise
Planejamento Financeiro Para momentos de criseEm momentos de queda na bolsa é interessante perceber que as pessoas se desinteressam por temas como Educação Financeira, Planejamento Financeiro e principalmente por investimentos em ações sem se atentar que o mercado é cíclico e por isso é chamado de mercado de renda variável onde só se perde dinheiro quando se resgata os ativos em momentos de baixa (realização de prejuízo) como no caso em que passamos recentemente na semana passada com investidores apavorados em função da eminência de uma nova crise. O interessante disso tudo é que o “efeito manada” acaba tirando a racionalidade das pessoas com relação a seus Projetos de Vida e o foco de seu Planejamento Financeiro que deveria ser pautado com horizonte de longo prazo.


Planejamento Financeiro
Comodidade não traz benefícios ao Planejamento Financeiro
Comodidade não traz benefícios ao Planejamento FinanceiroAssim como a água busca o caminho menos tortuoso para construir seu leito o ser humano também tem a tendência de manter-se em sua zona de conforto buscando aquilo que está mais fácil, ao seu alcance, a sua disposição. E o cheque especial e o cartão de crédito são os meios de empréstimo sem burocracia e que possuem a maior agilidade e “comodidade” para aqueles que necessitam de recursos rápidos para financiar seu déficit no orçamento mensal, porém toda essa facilidade tem um alto preço.


Planejamento Financeiro para compra da Casa PrÓpria
Descubra como evitar uma série de dores de cabeça!
Planejamento Financeiro para compra da Casa Própria - Descubra como evitar uma série de dores de cabeça!Com o mesmo cuidado que temos ao comprar um automóvel deveríamos ter na aquisição de um bem que pode comprometer o orçamento de uma família por um período de 10, 20, 30 anos. Já no caso do imóvel as pessoas não têm essa preocupação chegando a adquirir o bem tão sonhado em um Feirão, por exemplo, sem sequer conhecer a fundo o empreendimento oferecido. Agora que tal separar os recursos necessários para comprar seu imóvel à vista mesmo morando por um período de aluguel? Pense bem, faça a sua escolha, pois dentro do Planejamento Financeiro ela será importante para determinar a Qualidade de Vida que almeja atingir com esse compromisso.


Planejamento Financeiro
Foco no Planejamento Financeiro evita desvios ou atalhos
Planejamento Financeiro - Foco no Planejamento Financeiro evita desvios ou atalhosVocê já se deparou em ir até uma loja de eletrodomésticos ou até uma loja de roupas ou a um supermercado e sair com mais do que aquilo que havia “planejado”? Bem, se você é uma dessas pessoas, uma boa sugestão para evitar esse consumo desvirtuado é manter o FOCO. O FOCO é o que o nos dá força e a DISTRAÇÃO é o que destrói os objetivos e sonhos de muitas famílias que deixam de investir em seus Projetos de Vida por falta de dinheiro comprometendo todo seu planejamento financeiro destinando a maior parte de sua renda para o pagamento de dívidas ao invés de usufrui-la para aumentar sua Qualidade de Vida.


Planejamento Financeiro
Saques na Poupança podem significar problemas
Planejamento Financeiro - Saques na Poupança podem significar problemasA poupança no último semestre de 2011 apresentou o pior resultado desde o primeiro semestre de 2006 onde os saques superaram os depósitos em R$ 3,007 bilhões. Alguns analistas apontam o fato como uma realocação de seus recursos para aplicações em títulos públicos que atualmente chegam a pagar acima dos 12% ao ano, mas a grande verdade que deparo todos os dias nas consultas de Planejamento Financeiro Pessoal e Familiar que realizo às famílias é que essa retirada massiva é justamente fruto de um descontrole financeiro provido de um consumo não planejado, crédito farto e principalmente de um profundo e aterrador desconhecimento financeiro.


TÍtulos PÚblicos
Planejamento Financeiro para Investimentos
Títulos públicos - Planejamento Financeiro para InvestimentosPara seu adequado planejamento financeiro vale a pena conhecer os títulos disponíveis para cada Projeto de Vida a ser conquistado. Dentre as vantagens de se adquirir títulos públicos estão à oportunidade de criar uma poupança de médio e longo prazo, 100% garantido pelo Tesouro Nacional, custo bastante competitivo em comparação a outros produtos financeiros, retorno pode ser definido pela composição da carteira que pode ser criada pelo próprio investidor, aplicações disponíveis a partir de R$150,00 ou 20% do valor de um título e a facilidade operacional, pois o próprio site do Tesouro Direto oferece conteúdo didático, simuladores e informações para a realização de seus investimentos.


CartÃo de CrÉdito:
Vilão ou Aliado no Planejamento Financeiro
Cartão de Crédito - Vilão ou Aliado no Planejamento FinanceiroO cartão de crédito segundo pesquisas recentes foi apontado por 71,8% dos entrevistados como um de seus principais tipos de dívida. O problema está no cartão ou nos gastos que são feitos com ele sem qualquer planejamento financeiro com o dinheiro de plástico que não dói? Dizemos isso, pois é muito diferente o consumidor tirar varias notas de R$10, R$50, R$100 para fazer uma compra do que utilizar o cartão de crédito.


Planejamento Financeiro
Para as Férias
Planejamento Financeiro - Para as FériasCom um bom planejamento financeiro você evitará viajar e voltar com dívidas, provenientes do parcelamento de última hora, adquiridas com compras de passagens, reservas de hotéis e aluguel de carro para que a única coisa que seja inesquecível sejam as boas lembranças da viagem e não as parcelas a perder de vista. Portanto, para que isso se torne realidade é preciso antes planejar alguns detalhes importantes para que possa aproveitar esses dias especiais.


Planejamento Financeiro
Familiar
Planejamento Financeiro FamiliarAs famílias ainda têm dificuldades em assimilar que é muito mais barato contratar alguém que possa ajudá-las com o Planejamento Financeiro Familiar do que pagar centenas de reais ou até milhares para a administradora de seu cartão de crédito ou para a instituição que lhe forneceu seu cheque especial que mais parece um cheque ESPACIAL onde o gerente da sua conta não para de aumentar seu limite para que você possa fechar o mês. Então como numa dieta preferem começar na segunda e terminar na sexta sem qualquer plano de ação ou metodologia que suporte essa legítima, mas, na maior parte das vezes, não sustentável vontade de mudar de vida.


Cuidados com a inflação são importantes para seu Planejamento Financeiro
Cuidados com a inflação são importantes para seu Planejamento FinanceiroA inflação é a alta generalizada de preços que pode afetar seu planejamento financeiro e principalmente seus planos de investimentos. Só para se ter uma idéia, a inflação oficial do governo, o IPCA, que serve de referência para seu programa de metas já ultrapassa os 6,29% em 12 meses enquanto que a caderneta de poupança no mesmo período rentabilizou apenas 5,68%, ou seja, já estamos perdendo para esse índice que percentualmente representa 10,74% de déficit em nosso planejamento.


Cultura ou Falta de Planejamento Financeiro?
Cultura ou Falta de Planejamento Financeiro?Uma coisa que todos já sabiam, mas agora evidenciado essa semana por uma pesquisa do Instituto Ipsos encomendada pela Federação do Comércio do Rio de Janeiro mostra que mesmo sobrando dinheiro no final do mês as famílias brasileiras preferem gastar com roupas, viagens e novas prestações ao invés poupar esses recursos para garantir seu futuro, adquirir bens planejados ou prevenir contra situações de emergência. A questão é: será que vivemos num país onde prevalece o espírito da cigarra que na fábula prefere a sombra e a água fresca, em vez de trabalhar e poupar recursos para os momentos de intenso frio, que querendo ou não mais tarde um dia chegarão?


Quais as consequências em seu Planejamento Financeiro
com o aumento de 0,25% na taxa de juros?
Quais as consequências em seu Planejamento Financeiro com o aumento de 0,25% na taxa de juros?Para efeitos práticos quando se aumenta a taxa de juros o dinheiro se torna mais caro afetando assim nosso planejamento financeiro, ou seja, como a SELIC serve de referência para as taxas cobradas nos empréstimos e financiamentos, estes se tornam mais “pesados” para o bolso do consumidor fazendo com que o mesmo pense duas vezes ao tomar crédito diminuindo o apetite pelo consumo e por consequência a inflação. Portanto, aqueles que já faziam uso dos juros expressivos e abusivos no rotativo do cartão de crédito e no cheque especial sem qualquer planejamento financeiro para essa tomada de recursos, estão pagando respectivamente 10,69% e 7,78% ao mês podendo sofrer ainda mais com esse aumento de 0,25% na taxa básica de juros.


Você possui lastro para suportar seu padrão de vida?
Você possui lastro para suportar seu padrão de vida?Quando falamos em Planejamento Financeiro as pessoas não levam esse lastro a sério, mas isso não significa que elas precisem ter ouro especificamente para momentos de crises, como uma forma de reserva de valor, porém é sempre importante contar com reservas financeiras. O que percebo é que tanto aqueles que trabalham na iniciativa privada ou no meio público “acreditam que nunca o dinheiro vai acabar” que podem continuar tratando-o de qualquer forma que ele sempre virá. Ao longo de alguns anos de experiência posso afirmar que a realidade não é bem essa, apesar de muitos acharem que a vida é como uma grande novela e que tudo será resolvido no final no último capitulo.


E você, é ficha limpa?
E você, é ficha limpa?Para o cenário do Planejamento Financeiro Pessoal e Familiar nada melhor do que aproveitar sua capacidade de geração de renda atual e garantir você mesmo o seu futuro e o de sua família tomando ações hoje que podem fazer uma grande diferença em seu amanhã. Diante das providências que precisam ser tomadas imediatamente para garantir nosso futuro e da repercussão acima resolvemos iniciar esse artigo com a seguinte questão: "E você é Ficha Limpa?". Tudo isso porque com a abundância de crédito e pelo descontrole financeiro dos tomadores é cada vez mais comum a situação de endividamento extremo, tornando-os, em questão de pouco tempo mais um Ficha Suja na praça para os órgãos de proteção ao crédito.


O que podemos aprender com a catástrofe no Japão?
O que podemos aprender com a catástrofe no Japão?No Japão a cultura de planejamento financeiro é tão enraizada que não só seus bens são segurados, mas também as vidas dos japoneses que representarão somas bastante significativas para o mercado de seguros e de resseguros em virtude dos elevados capitais segurados desses cidadãos. Outro ponto interessante é que crianças e idosos são treinados para situações de prevenção diante de abalos sísmicos, furacões e tsunamis, mas, não só isso, desde o jardim da infância os meninos e meninas tratam do tema economia doméstica e também aprendem lições que vão desde a importância de economizar recursos para uma futura poupança a como cuidar e preservar os recursos naturais tão escassos num país que tem a dimensão menor que o Estado de Minas Gerais, ou seja, novamente o planejamento financeiro se faz presente desde cedo na cultura nipônica.


Qual a diferença entre custo e valor para o Planejamento Financeiro?
Qual a diferença entre custo e valor para o Planejamento Financeiro?A verdade é que apesar de sabermos os preços das coisas temos dificuldade em precificar qual o seu REAL valor. Portanto, assim como, tanto para a Educação Financeira como para o Planejamento Financeiro Pessoal, ambos se fazem valer da mesma máxima dita pelo ex-reitor da Faculdade de Harvard, Derek Bok, quando questionado pelos pais dos alunos sobre o aumento das mensalidades e da alta carga de estudos oferecida aos estudantes: “Se você acha a educação cara, experimente a ignorância”.


A disciplina como grande aliada do Planejamento Financeiro
A disciplina como grande aliada do Planejamento FinanceiroPlanejamento financeiro requer disciplina assim como acordar cedo todo dia pela manhã para o trabalho ou para fazer exercícios para se manter em forma. É algo que no começo parece ser difícil, mas que com o passar do tempo se torna tão natural como escovar os dentes ou tomar banho, com uma vantagem bastante importante, onde o sacrifício empregado é temporário, mas os benefícios podem ser para sempre se estivermos bem planejados.


Sinais de descontrole financeiro se tornam mais
evidentes devido à falta de planejamento financeiro
Sinais de descontrole financeiro se tornam mais evidentes devido à falta de planejamento financeiroAinda é triste ouvirmos as pessoas se valerem da máxima que diz que: “Só cresce na vida quem faz dívidas” e assim, com esse pensamento que nos remete a década de 80, aonde a inflação chegava a 300% ao ano, que muitas famílias acabam enfrentando sérios problemas de endividamento. No Brasil, 68% das famílias brasileiras gastam mais do que ganham e mesmo diante desse fato muitos se arriscam a tomar mais crédito e ainda resistem a um bom, velho e saudável planejamento financeiro. Consequência disso pagam mais caro por aquilo que poderia ser adquirido por um preço mais barato e não tem sequer R$50,00 de reserva para o caso de uma emergência.


Apagão ou Interrupção temporária de recursos financeiros?
Apagão ou Interrupção temporária de recursos financeiros?Assim como o setor elétrico nacional precisa de investimentos para manter o sistema operante e levando desenvolvimento ao país, o mesmo acontece conosco que precisamos frequentemente estar investindo em nossos Projetos de Vida, criando novos hábitos com relação ao dinheiro, administrando melhor nossos recursos e desenvolvendo nossa Educação Financeira.



O Brasil está preparado para tamanha abundância de crédito?
O Brasil está preparado para tamanha abundância de crédito?Em apenas 10 anos passamos de 46 bilhões de reais em crédito concedidos para Pessoa Física para 407 bilhões em 2010, ou seja, um crescimento de 785% segundo Banco Central. A pergunta é se estamos preparados para assumir todo esse potencial de endividamento que já faz com que muitas famílias ultrapassem seus 30% da renda liquida levando-as pela primeira vez a se tornarem superendividadas. Estamos realizando planejamento financeiro?


O impacto do aumento dos juros no planejamento financeiro dos brasileiros.
O impacto do aumento dos juros no planejamento financeiro dos brasileiros.Muitos quando ouvem sobre o aumento da taxa Selic nos noticiários na TV ou vêem as matérias no jornal e na internet não dão a devida atenção sobre o tema achando que não têm nada a ver com toda essa história. No entanto, isso afeta diretamente o planejamento financeiro dessas famílias tanto negativamente como positivamente.


A hora de consertar o telhado é quando o Sol está brilhando
A hora de consertar o telhado é quando o Sol está brilhandoO maior impacto do Planejamento Financeiro na Vida das pessoas acontece justamente em períodos em que o sol está brilhando, porém poucas são aquelas pessoas que percebem que um dia o tempo pode mudar e isso é muito comum quando estão ganhando altos salários, vivendo uma vida de desperdícios e de muito pouca previdência com o futuro. Lógico que não devemos pensar somente no futuro sem valorizar nosso presente, mas não pensar no que virá no amanhã poderá nos causar uma série de tormentas.


Planejamento Financeiro para a Compra de Material Escolar
Planejamento Financeiro para a Compra de Material EscolarEntra ano e sai ano e na hora de adquirir os materiais escolares para as crianças é sempre aquela confusão. Para isso, separamos algumas informações preciosas para que possa facilitar seu planejamento financeiro para ir às compras do material escolar de seus filhos. E são elas:



Efeito manada não é exclusividade de crises financeiras!
Efeito manada não é exclusividade de crises financeiras!O efeito manada acaba levando as pessoas também ao consumo compulsivo elas simplesmente saem e compram. Somado a isso, o marketing publicitário gera o desejo de adquirir, mesmo não querendo, precisando ou podendo, mais um bem de consumo e com ele mais um compromisso financeiro, ou seja, o consumidor é estimulado ou quase que obrigado a encher uma sacola com presentes. Tudo isso, nos leva a refletir que é bem provável que muitos dos 30 milhões de brasileiros que passaram para a classe C possam ter num futuro próximo uma série de complicações financeiras, com dívidas que podem superar os 30% de sua renda líquida tornando-se até superendividados pela falta de Educação Financeira ou por desconhecerem o valor do Planejamento Financeiro em suas vidas.


O aumento do compulsório não afugentou o consumidor de Fim de Ano!
O aumento do compulsório não afugentou o consumidor de Fim de Ano!A reação de muitos consumidores quando se fala sobre Planejamento Financeiro ou Educação Financeira é de torcer o nariz, pois, assimilam esses importantes conceitos como algo de gente sovina, chata, que resumem tudo ao dinheiro ou a questões financeiras. Ainda mais numa época tão festiva e que leva as pessoas irracionalmente a enfrentarem terríveis congestionamentos nos shoppings centers para comprar seus presentes a todo custo e a qualquer preço.


Neste fim de ano dê-se um presente: Ao invés de pagar JUROS, receba-os!
Neste fim de ano dê-se um presente: Ao invés de pagar JUROS, receba-os!Você sabia que nós somos o país com a maior taxa de juros do mundo cuja taxa real se encontra em torno de quase 6% e que por não conhecermos a Educação Financeira e por falta de Planejamento Financeiro pagamos caro por isso. Sem dizer que o brasileiro trabalha 155 dias para pagar somente os impostos a que somos submetidos quando auferimos renda ou quando compramos produtos e serviços. Pergunte-se antes de ir às compras se realmente você precisa disso ou se não pode esperar toda essa agitação e aproveitar as promoções do início de ano que sempre acontecem em função da queima de estoque promovida pelos lojistas.


O que fazer com a chegada do décimo terceiro?
O que fazer com a chegada do décimo terceiro?Bem é quase final de ano de novo e mais uma vez muitos não carimbaram seu dinheiro para as despesas do início do próximo ano como IPVA, Seguro Obrigatório, IPTU, matrícula da escola das crianças, uniforme e material escolar, reajuste de aluguel e condomínio. E agora, o que fazer? Se você não fez seu planejamento financeiro, o décimo terceiro cuja primeira parcela deve ser paga até 30 de Novembro é uma boa solução, mas deve ser usado com sabedoria para que o mesmo não seja gasto somente com presentes dados aos outros e festividades tradicionais desta época natalina.


Qual é o melhor presente para o Dia das Crianças?
Qual é o melhor presente para o Dia das Crianças?O que será mais importante nesse momento? Render-se ao consumo compulsivo e comprar mais um presente para essa criança ou dedicar algo INEXORÁVEL que é o bem mais precioso e democrático que temos que é o TEMPO? Tempo esse que pode ser dedicado a um gostoso passeio, a uma boa leitura juntos de um livro que ensine o seu filho valores de vida ou porque não, que fale de maneira lúdica sobre dinheiro. Tempo para conversar, trocar idéias, repensar a verdadeira razão de você mesmo continuar lutando todos os dias por ele. Por que não presenteá-lo com mais tempo?


Cresce a procura por eventos e cursos sobre
Educação Financeira e Planejamento Financeiro Pessoal
Cresce a procura por eventos e cursos sobre Educação Financeira e Planejamento Financeiro Pessoal Pesquisas recentes mostram que o brasileiro tem criado uma evolução em sua relação com o dinheiro dando alguns primeiros passos como trocar as dívidas do cartão de crédito pelos juros mais baixos do crédito consignado, porém ainda há muito a se fazer num país com tamanha dimensão territorial e que quer ter daqui a 5 anos não só uma bem sucedida Copa do Mundo, Olimpíadas no Rio de Janeiro, mas também 5 milhões de novos investidores que precisarão de orientação financeira profissional e de cursos, palestras e treinamentos que dêem suporte a essa demanda em crescente expansão.


Prever e antever - Conceitos importantes de Sustentabilidade dentro do Planejamento Financeiro Pessoal
Prever e antever - Conceitos importantes de Sustentabilidade dentro do Planejamento Financeiro Pessoal A maioria das pessoas tem em seu íntimo a necessidade de terem as coisas para ontem e essa é uma necessidade que percebemos ser cada vez mais comum na vida dos brasileiros. Não é a toa que segundo pesquisas recentes do IPEA – Instituto de Pesquisas Econômicas mostram que 54% das pessoas têm dívidas e 10% dessas já se consideram superendividadas. Isso, com certeza, não é nada bom para quem quer fazer do Planejamento Financeiro um norte para suas realizações.


Vale a pena adquirir as ações da Petrobrás na próxima subscrição?
Vale a pena adquirir as ações da Petrobrás na próxima subscrição?Fica difícil entender, mas como uma companhia com capacidade de geração de lucro comprovada, praticamente monopolista no seu ramo de atividade, anuncia um projeto de investimento tão ambicioso e suas ações ao mesmo tempo são tão penalizadas. A pergunta que todos os investidores se fazem é como isso pode acontecer? Para tentar entender os reflexos dessa capitalização em bolsa é necessário analisarmos o processo passo a passo.


A Aquisição do automóvel Patrimônio ou bem de consumo?
A Aquisição do automóvel Patrimônio ou bem de consumo?Não é a toa que o brasileiro é apaixonado por carro e a prova disso é que somos o 5º maior mercado automobilístico do mundo e só para ter uma idéia do apetite voraz em adquirir seu primeiro automóvel cerca de 56% da frota nas ruas é financiada. Com a redução das taxas de juros de 37% em 2008 para 25% em 2010 e o aumento do prazo de 36 para 84 parcelas o automóvel tornou-se mais acessível para cerca de 16% da população brasileira segundo o site Infomoney de 14/04/2010. E para antecipar o sonho, sem o devido planejamento financeiro, o CDC (Crédito Direto ao Consumidor) ou o consórcio foram as alternativas utilizadas em aproximadamente 40% dos casos.


O sonho da casa própria...você nunca vai deixar de pagar aluguel!
O sonho da casa própria...você nunca vai deixar de pagar aluguel!Muitos acreditam que ao adquirir a casa ou apartamento próprio, vão se livrar do aluguel. Isto nunca vai acontecer, pelos menos em termos financeiros. Vejamos através do Planejamento Financeiro porque isso acontece:


Empresários já percebem a importância da
Educação Financeira em suas empresas e SIPATs
Empresários já percebem a importância da Educação Financeira em suas empresas e SIPATsOs empresários já percebem as mudanças positivas no comportamento de seus colaboradores quando estes passam a tomar novas atitudes e criam hábitos saudáveis com relação ao uso do dinheiro e administram melhor seus recursos financeiros. Pelo menos é esse o feedback que temos das palestras e cursos sobre o tema Educação Financeira e a Importância do Planejamento Financeiro Pessoal e Familiar que fazemos junto às empresas que atendemos e constatamos algumas estatísticas importantes como:


Falta de aviso não foi por parte dos planejadores financeiros e economistas
Falta de aviso não foi por parte dos planejadores financeiros e economistasMuitos economistas e planejadores financeiros já alertavam desde o segundo semestre de 2009 que apesar dos sinais de tendência do fim da “marolinha” financeira e com a ascensão de quase 30,2 milhões de pessoas da classe D/E para a C que o endividamento por consumo iria consecutivamente aumentar, pois, sem o devido acompanhamento e orientação, sem interesses, das instituições financeiras em pouco tempo os problemas financeiros dessa classe irão aflorar e se agravar rapidamente, sendo que isso pode ser ainda a ponta de um imenso iceberg. Tudo isso porque com 3 cartões de crédito na mão e crédito farto disponível na praça é irresistível não se endividar já que a dor do parto só será percebida com a chegada das faturas e dos boletos bancários no mês seguinte.


Suas Finanças Pessoais Perspectivas para 2011, após a copa
Suas Finanças Pessoais Perspectivas para 2011, após a copaO que se espera para o Brasil, e o que pode afetar suas finanças pessoais? É muito importante para elaborar um planejamento financeiro, prestar atenção aos cenários macroeconômicos. Deve-se ressaltar que o problema, no caso do planejamento financeiro do brasileiro, não está no montante do crédito, que ainda é pequeno, se comparado com os demais países, mas na elevada taxa de juros cobrados nos empréstimos concedidos.


Ainda não ganhamos a Copa do Mundo de 2010, mas já somos quase CAMPEÕES MUNDIAIS nas taxas de juros!
O planejamento financeiro é o melhor caminho para evitar as dívidas, os divórcios que cada vez mais são mais freqüentes devido a problemas financeiros e os transtornos compulsivos que podem acarretar numa corrida aos bancos para a utilização dos créditos antecipados e por pagamentos de juros legalmente extorsivos provenientes da utilização do cheque especial, cartões de crédito, financiamentos e empréstimos pessoais, sejam eles feitos automaticamente em sua conta corrente ou descontados em folha, portanto, PLANEJE-SE E TIRE SEU TIME DE CAMPO quando o assunto é pagar altíssimas taxas de juros às instituições financeiras.


Seguro de vida
A base do Planejamento Financeiro Pessoal e Familiar
Quando falamos sobre a importância do Seguro Vida muitos de nós não queremos nem pensar no assunto por se tratar de um tema desconfortável, ou por achar que alguma coisa nunca irá nos acontecer, mas duas certezas podemos ter em nossa vida: a primeira é de que pagaremos impostos e a segunda de que um dia partiremos desse mundo, correto? Bem, se ainda isso não é suficiente para fazê-lo pensar a respeito vamos elencar alguns dos benefícios sobre a importância do Seguro de Vida no Planejamento Financeiro Pessoal e Familiar:


A Falta de Planejamento Financeiro pode levar a Geração Y para a Geração I, de INADIMPLENTES
Segundo pesquisas recentes o número de devedores com até 20 anos dobrou em apenas um ano onde 16% dos jovens entre 14 e 17 anos já possuem cartão de crédito e entre os de 17 e 21 anos essa proporção salta para 49%. O uso de celular por mais jovens também vem aumentando astronomicamente e a pergunta que fica no ar é a seguinte: Será que uma criança de 6 anos precisa desse tipo de comunicação móvel com essa idade? Muitos pais acham que sim e com o mau exemplo por também estarem endividados acabam repassando essa triste herança a seus filhos.


Planejamento Financeiro Pessoal: Vale a Pena? E quando eu devo pensar nisso?
Lidar com o dinheiro está cada dia mais complicado e planejar-se financeiramente é fundamental para uma boa Qualidade de Vida, pois sabemos que dinheiro não cai do céu e nem dá em arvores, mas é preciso plantar hoje para colhermos bons frutos no futuro.


A crise financeira e seu bolso
Que a crise já chegou todos nós já sabemos, agora o que paira em nossas cabeças neste momento é o seguinte dilema: poupar ou gastar? Já percebemos que não existe nenhum programa educativo, seja privado ou público, que mostre o que as pessoas devem fazer com o seu rico dinheirinho, mas, o que não falta são alternativas para como gastá-lo como, por exemplo: compre isso, compre aquilo, adquira isso, pague em tantas parcelas de tantos reais, etc, etc, etc...


Sua conta bancária sorri apenas em um dia do mês?
Quantas vezes tivemos a sensação de aquele dinheiro que acabamos de receber simplesmente sumir de um dia para o outro da nossa conta bancária como em um passe de mágica? Por que será que a sua conta bancária acaba sorrindo somente em um dia do mês? Uma das razões, com certeza, está na falta de planejamento financeiro. Para isso, devemos estar atento aos gastos imperceptíveis que são as pequenas despesas que acabam influenciando o nosso orçamento doméstico.


O Dilema de todo Final de Ano: O que fazer com o 13° salário?
Quem nunca passou por isso? Faço compras ou pago dívidas? Desfruto de tudo aquilo que não usufrui ao longo do ano em apenas 1 mês ou tento pagar as dívidas e iniciar o Ano com uma perspectiva melhor de vida? Perguntas difíceis de serem respondidas mas que podem fazer uma grande diferença entre um Feliz Natal e um PRÓSPERO ANO NOVO!


Gastos Imperceptíveis
Quantas vezes já não tivemos a sensação de nosso dinheiro sumir de um dia para outro? Por que será que a nossa conta bancária acaba sorrindo um dia por mês somente? Uma das razões com certeza está na falta de planejamento financeiro, porém, devemos estar atento aos gastos imperceptíveis que são as pequenas despesas que acabam influenciando o nosso orçamento doméstico.




Planejamento Financeiro

"O hábito de administrar o dinheiro é mais importante
do que a quantidade de dinheiro que você tem."

Economia Comportamental Consultoria, Palestras e Treinamentos

Cursos e Palestras In Company de Educação Financeira
Contribuindo para a Produtividade de Funcionários e Colaboradores


 Planejamento Financeiro Pessoal e Familiar
Ajudando Pessoas a Conquistarem Segurança e Independência Financeira

(12) 3014-3452        (12) 9 9712-5898

Economia Comportamental- Ed. Project Center
Av. Pensilvânia, 235 - Jd. Flórida Jacareí/SP- Cep 12321-050


atendimento@economiacomportamental.com.br


www.economiacomportamental.com.br